24 de nov. de 2009

Aspiração de corpo estranho

A aspiração de corpo estranho é uma das principais causas de tosse em crianças, que não melhora com uso de sintomáticos. A presença de corpo estranho em vias aéreas se dá pela ingestão de objetos ou comida pelas crianças que, no trajeto até o estômago, acaba tomando o caminho das vias aéreas inferiores. Nesse caso, o objeto pode ser algum tipo de grão (feijão, milho), pequenas partes de um brinquedo, pilhas, baterias, moedas, tampa de caneta.
As crianças pré-escolares (até 3 anos) são as mais afetadas pela aspiração porque, em geral, são mais ansiosos, não tem a presença dos dentes molares para mastigação, além do hábito de levar objetos à boca.
As manifestações ocorrem como tosse persistente, chiado, Pneumonias de repetição ou que não resolvem com uso de medicação além de febre intermitente sem causa aparente.
Se o paciente estiver bem, sem sinais de asfixia, deve ser levado até um Pronto Socorro para que o médico seja capaz de avaliar, através do exame físico e de questionamento a respeito dos hábitos e ações do paciente, se há a necessidade da solicitação de exames complementares.
A radiografia de tórax geralmente é capaz de mostrar a localização do corpo estranho, porém, em muitos casos, o objeto não aparece aos raios X e deve ser então solicitado um exame mais invasivo, a broncoscopia para retirada do mesmo.
Nos casos em que há asfixia após a ingestão do corpo estranho, o objeto só deve ser extraído da boca se visualizado claramente, caso contrário, devem ser tentadas manobras de eliminação do mesmo e encaminhamento para o Pronto Socorro para os procedimentos citados acima.
Em todas as situações, a prevenção é melhor remédio e para tal, o importante é não deixar objetos ao alcance de crianças, principalmente os pontiagudos, os pequenos, medicamentos, venenos, pilhas, moedas;
Ter sempre um responsável para cuidados com a criança de modo a evitar que ocorram tais acidentes e, caso aconteça, seja possível relatar e interceder o quanto antes.