Asma
A Asma é a doença inflamatória crônica dos pulmões mais prevalente em crianças. Anteriormente era chamada de Bronquite, e suas variações de Bronquite asmática ou alérgica. Pensava-se que a Bronquite era mais leve e a Asma, mais grave. Porém concluiu-se que, na verdade, tudo faria parte de uma única doença, deixando o termo bronquite para irritações brônquicas ligadas, ou não, a Asma.
Os sintomas de Asma geralmente são: crises de chiado, tosse e/ou aperto no peito, durante o dia ou à noite, acompanhados, ou não, de cansaço (dispnéia). Tais sintomas precisam de medicação para melhora, sendo esta usada em casa ou no hospital. Não importa se os pacientes necessitam de horas ou dias de internação, sabe-se que todos precisam de acompanhamento para sua doença de modo a evitar que tais crises levem a seqüelas que interfiram no crescimento pulmonar.
Em crianças menores de 2-3 anos, tais sintomas são classificados com Síndrome do Bebê Chiador, e como principais causas existem o Refluxo Gastro-Esofágico, Malformações Pulmonares, alergias alimentares, exposição a vírus, entre outros. Acredita-se que após essa idade, cerca de 25% dos pacientes apresentarão sintomas de Asma e o restante continuará assintomático.
Sendo assim,quando os sintomas persistirem, inicia-se uma pesquisa por fatores desencadeantes responsáveis pela doença. Nesse caso, observa-se que fatores genéticos, como alergia materna e/ou paterna e exposição à alérgenos no ambiente são os principais causadores de novas crises.
Tão logo essa investigação se conclua, o ideal é o início do tratamento preventivo para evitar seqüelas irreversíveis, além do risco dos efeitos colaterais causados pelo excesso do uso de antiinflamatórios (corticosteróides) nas crises.
Dica: O especialista em tratamento de doenças pulmonares em crianças é o Pneumologista Pediátrico, porém qualquer Pediatra está apto a tratar a Asma e outras doenças respiratórias. Em caso de dúvidas, procure seu Pediatra e, caso ele considere necessário, procure o especialista.
1 de out. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário