Nova Gripe (H1N1)
Atualmente, um vírus vem tomando nossa atenção em todos os noticiários, o vírus da Nova Gripe (H1N1).Vírus da família da Gripe comum (Influenza) que é resultante da combinação entre 3 tipos:o que acomete humanos, que acomete aves e os porcos (sendo esse ,aparentemente predominante). As repercussões, aparentemente, são bem mais graves que os da Gripe comum,pois estão sendo bem mais divulgadas. Porém tais complicações são similares a Gripe comum onde, se há o contágio de indivíduos com algum grau de depressão do sistema imunológico, suas manifestações serão bem mais graves que nos pacientes imunocompetentes (como se diz em termos médicos). Daí a necessidade de vacinação de indivíduos dos 6 meses aos 2 anos e de idosos maiores de 60 anos.
A prevenção da Gripe nessas faixas de idade se dá pelo fato de serem mais expostos ao vírus e suas complicações por apresentarem imunidade em desenvolvimento (crianças) e doenças de base (idosos), o que dificulta o combate aos vírus mais graves da Gripe que causariam complicações tais como Pneumonia e Insuficiência Respiratória.
Devemos estender também a cobertura vacinal contra o vírus Influenza a indivíduos com idade entre 2 e 60 anos que apresentarem:
-Condições de aglomeração (escolas, creches, abrigos);
-Pacientes acamados;
-Doenças Pulmonares tais como Asma, DPOC, Fibrose Cística e complicações com uso de corticosteróide oral contínuo em altas doses;
-Insuficiência Renal Crônica; Síndrome Nefrótica;
-Insuficiência Hepática;
-Pacientes transplantados ou aplasia medular;
-Doenças neurológicas, Paralisia Cerebral;
-Aplasia ou agenesia baço, Anemias hemolíticas (Anemia Falciforme)
Com todas essas informações sabemos que, apesar de termos uma proteção extensa para vários grupos de pacientes portadores de doenças crônicas contra o vírus Influenza (principal causador da Gripe), essa proteção não se estende ao vírus H1N1. Atenção, não foi porque recebeu vacina contra o Influenza A e B que estará imune ao H1N1!
Essa proteção não ocorre pois a vacina que recebemos nos meses de Inverno no Brasil foi desenvolvida de acordo com os tipos de vírus que foram mais prevalentes no Inverno dos Estados Unidos e Europa (que aconteceu enquanto estávamos no Verão),e nessa época ainda não haviam indícios do vírus em questão (H1N1).
Sendo assim, independente de ter recebido, ou não, a vacina contra Gripe (Influenza), devemos estar sempre ligados em nos prevenir contra a transmissão do vírus H1N1 ou qualquer outro vírus respiratório.Procure estar sempre em lugares arejados,evitar aglomerações ou lugares fechados, lavar sempre as mãos (principalmente após espirrar ou tossir), evitar contato com pessoas provenientes de lugares onde se sabe que há alguém contaminado.Só assim, faremos nossa parte e vamos prevenir a disseminação dessa e outras doenças!
17 de ago. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário