22 de ago. de 2009

Uso do espaçador

Atualmente observamos um aumento do uso de medicações inalatórias em aerossol oral (ou as famosas bombinhas tão temidas pelos pacientes) para tratamento de manutenção de Asma e doenças respiratórias. Isso se dá pela maior divulgação de estudos clínicos e a indicação pelo Consenso de Asma das medicações em aerossol para crianças, uma vez que só eram prescritos para adultos.
Com o aumento das prescrições, veio também o aumento das dúvidas, já que as crianças, menores de 7 anos não teriam capacidade pulmonar para absorver tal medicação para a árvore respiratória como os adultos. Foi então criado o espaçador, ou aerocâmara para o auxílio do uso da medicação, com melhor aproveitamento da mesma pelos pulmões.
Este vídeo do site Pneumoatual mostra a forma de uso do espaçador.Assista o mesmo para tirar dúvidas quanto ao uso desse dispositivo.
Após o uso do espaçador, não esqueça:
§ Lavar a boca e escovar os dentes para prevenir que a deposição do medicamento na mucosa da boca cause candidíase oral (sapinho), que é um efeito colateral esperado da medicação;
§ Lavar a máscara com sabão neutro e água corrente após o uso;
§ Guardar a medicação e espaçador em local de difícil acesso para prevenir que o paciente (criança) faça uso indevido da mesma.

Nenhum comentário: